Publicado por: Arthur Barbosa | março 8, 2011

Jornalismo do SBT tem problemas mais sérios

O jornalista Carlos Nascimento apresenta o SBT Brasil

O jornalista Carlos Nascimento apresenta o “SBT Brasil”

O jornalismo no SBT é quase um caso sem solução. Um corpo estranho perdido entre tantos desenhos animados, filmes e programas de auditório.

Nos últimos dias tivemos a saída de Luiz Gonzaga Mineiro da direção-geral do departamento e, ao contrário do que alguns imaginam, a questão não está no nome de quem vai ocupar o seu lugar. Isto é o que menos importa. Podem até ressuscitar o Armando Nogueira que a chance de dar certo estará sempre próxima de zero. Basta verificar quantos profissionais importantes e de reconhecido valor passaram por lá só nesses últimos tempos. Carlos Nascimento foi contratado porque no jornal da Bandeirantes apresentava resultados excelentes, que ele jamais conseguiu repetir no SBT. Evidente que o problema não está nele, mas na emissora.

O quadro atual mostra bem uma ideia de tudo: o jornal gravado na véspera por Hermano Henning é repetido três vezes durante a madrugada e pela manhã. Depois disso, o telespectador do SBT só volta a tomar contato com a informação exata às 12h45 depois, às 19h45, quando começa o “SBT Brasil”. Milagre ninguém faz. A troca de público é sempre violenta.

O SBT nunca tratou o seu jornalismo com importância e atenção merecidas.

Agora sim
A direção da Globo agiu de maneira correta ao aceitar a produção da macrossérie “O Astro” na metade do ano e previsão de quase três meses no ar. Qualquer tempo menor do que este tornaria o projeto inviável.

Será uma adaptação da novela de Janete Clair, exibida na década de 70, com 185 capítulos e 52 personagens.

Divisão

Veja fotos de “Lara com Z”, nova série da Globo

Os atores Susana Vieira e Guilherme Weber em cena de “Lara com Z”. Escrita por Aguinaldo Silva, a série começa quando a atriz de “Cinquentinha” batalha para ficar com os negócios do viúvo e decide captar dinheiro para fazer um filme. A verba acaba tomando outro rumo e ela compra o Teatro João do Rio, em que se auto-presenteia com uma montagem de “MacBeth”, em que faz a Lady. “Lara com Z” está prevista para estrear no dia 7 de abril na Globo.

Ao incentivar o surgimento de novos profissionais para a área de seriados, a Globo também busca, além de pessoas com ideias inovadoras, liberar os seus autores de novelas. No futuro, não quer ninguém acumulando.

Em abril, por exemplo, Aguinaldo Silva vai estrear a série “Lara com Z”, mas já trabalha em ritmo forte nos capítulos de “Fina Estampa”, substituta de “Insensato Coração”. E, querendo ou não, uma coisa acaba atrapalhando um pouco a outra.

AgNews

Aguinaldo Silva lança site em hotel da zona oeste carioca (8/11/2010)

Tendência
Aguinaldo Silva e seus colaboradores no texto de “Fina Estampa” participaram de um evento na Globo sobre novas mídias.

A próxima novela das nove, com estreia em agosto, poderá ter temas como internet no seu roteiro.

Sem chance
Um setor da Record, já há algum tempo, tenta emplacar um programa musical na grade da emissora. Mas o veto é constante. Não passa.

A outra parte, que realmente decide o que entra ou não, sempre barra a investida alegando que “música não dá audiência”. Pior é que não dá mesmo.

Falta de interesse
O “Grammy Latino” continua perdendo espaço por aqui. A cobertura, no ano passado, só despertou algum interesse do SBT porque Hebe Camargo estava entre os homenageados. Ainda assim deixou muito a desejar.

Para 2011, está difícil saber como vai ficar.

Igual de sempre
Chegou a ser comentado que a atual edição do “Big Brother Brasil” se encerraria no dia 27, excepcionalmente num domingo.

A equipe do programa nada confirma. Ao contrário. Todos continuam trabalhando com a data de 29, terça-feira, como sempre aconteceu.

TV Globo/Ricardo Yamamoto

Adriana Esteves, que viverá a paleontóloga Júlia, e Barbara Paz durante gravação da novela “Morde Assopra”, no Japão (dez/2010)

Área cenográfica – 1
A Globo se prepara para gravar externas de “Cordel Encantado”, depois do Carnaval, no Sergipe e na Bahia.

Cenas relativas ao cangaço, movimentando os principais atores.

Área cenográfica – 2
Concluídas as gravações no Nordeste, como de hábito, alguns desses cenários serão reproduzidos no Rio de Janeiro.

O detalhe é que muito do trabalho de cenografia da próxima novela das seis será realizado fora do ambiente do Projac ou, mais precisamente, numa antiga cidade cenográfica de Guaratiba, que possui elementos que interessam à produção.

Jeitinho
Grávida na vida real e também na trama de “Batendo Ponto”, novo seriado da Globo, Daniele Valente, intérprete de Amanda, assistente de RH na fictícia empresa Colapax, vai usar sua condição para tirar vantagem de tudo e de todos.

A atriz já se encontra no sétimo mês de gestação. Ela está grávida de Christiano Cochrane, filho da Marília Gabriela.

Cláudia Schembri / Divulgação

Roberto Carlos acena na Sapucaí (06/03/2011)

Não estava combinado
Em todos os especiais e entrevistas previamente acertados com Roberto Carlos, uma série de detalhes devem ser observados pela produção. Luz, posicionamento das câmeras e distância das tomadas, entre os principais.

Nada disso, no entanto, aconteceu na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo. O cinegrafista da Globo, inadvertidamente, ficou quase o tempo todo fechando no rosto do cantor.

Bate – Rebate
# A princípio, mesmo renovando contrato na Globo, Benedito Ruy Barbosa não irá escrever uma nova novela das 21 horas.
# Trabalha-se apenas com a possibilidade de adaptação de um dos seus antigos trabalhos na faixa das seis da tarde.
# As gravações de “Ti-Ti-Ti” devem se encerrar até o final da semana.
# Ariel Jacobowitz, responsável pela direção do Carnaval no SBT, a partir de amanhã começa a discutir seu futuro na emissora. Internamente, fala-se, já existe um projeto destinado a ele.
# Hoje tem o baile gay na Rede TV!, com Adriana Bombom, Alexandre Frota e Tiago Barnabé, a Luciana Gimenez cover.
# É aquilo mesmo: com base no grupo de discussão realizado recentemente em São Paulo, os destinos de alguns personagens de “Insensato Coração” serão alterados.
# Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares já têm a ficha completa do que está funcionando ou não.

C’est fini
Na próxima sexta-feira (11), a bordo, do cruzeiro oferecido aos seus convidados, a direção da Record vai apresentar as novidades da programação deste ano. Um vídeo foi preparado especialmente para a ocasião.

Flávia Alessandra, entre outras funções como robô de “Morde & Assopra”, também irá aparecer em algumas cenas da novela tocando piano.

José Luiz Datena e os seus médicos decidiram adiar para outro dia, a cirurgia de correção de uma hérnia, inicialmente marcada para a manhã de ontem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: