Publicado por: Arthur Barbosa | setembro 28, 2010

Paisagens do centro-oeste brasileiro inspiram cenografia de Araguaia

Amélia (Julia Lemmertz)

As cores, texturas e formas das belas paisagens do centro-oeste brasileiro serviram de inspiração para a cenografia de Araguaia, assinada por Juliana Carneiro. A nova novela das seis da Rede Globo vai ao ar às 17h55, logo após Malhação.

Juliana Carneiro e sua equipe, formada pelos cenógrafos Fumi Hashimoto e Wilson Neto e mais 12 assistentes, tiveram o desafio de construir, em 45 dias, todas as frentes da cidade cenográfica e todos os cenários de estúdio:

– Somando tudo são mais de 21 mil m² de área implantada – contabiliza Juliana.

Foram 45 dias de execução, mas o trabalho começou bem antes disso, segundo a cenógrafa:

– Iniciamos a pesquisa em março, conversamos bastante com o Marcos Schechtman e viajamos para Goiás para conhecer a fundo a arquitetura, fauna e flora da região retratada na novela

A estância de Antoninha (Regina Duarte)

Os grandes destaques da cenografia de Araguaia são a cidade de Girassol, a estância de Antoninha (Regina Duarte), a fazenda de Max (Lima Duarte), a operadora de turismo de Fred (Raphael Viana) e o sítio do padre Emílio (Otávio Augusto).

Como a cidade de Girassol é construída ao longo dos capítulos da novela, a cenografia acompanha esta evolução da trama na vida real:

– A riqueza natural do Araguaia contribuiu para a idéia de fazermos de Girassol uma cidade rústica, mas com muito charme. Na história, a vila é projetada por Fred, um arquiteto jovem e moderno, fato que a transforma num lugar sustentável e com muitos elementos reciclados – explica a cenógrafa.

O rio Araguaia

Materiais locais estão muito presentes na cidade de Girassol. Sua igreja, ponto de encontro dos moradores, não tem paredes, apenas uma cobertura de palha de coqueiro e uma estrutura de bambu. O sapê também é um dos elementos do empório de Janaína (Suzana Pires), assim como o eucalipto e a madeira.

A geografia não influenciou apenas na matéria-prima utilizada pela equipe de cenografia em Girassol, mas também no estilo arquitetônico. Como o Araguaia é uma região alagadiça, para representá-la, foram usadas construções de palafitas de madeira típicas de áreas próximas a rios:

– As palafitas elevam as construções, evitando que se inundem em caso de cheias – detalha a arquiteta.

Igreja da cidade de Girassol

O toque final da cidade ficou por conta de sua vista aérea que, com ajuda da computação gráfica, parecerá um girassol. As construções formam o miolo e as plantações da flor desenham suas pétalas. Para dar esse efeito, serão usados mais de dois mil girassóis cenográficos e mais de 500 girassóis reais, que estão sendo plantados no local. A equipe de computação gráfica também é a responsável por inserir imagens do rio na cidade, com o auxílio de backlots.

Longe da cidade de Girassol fica a estância de Antoninha (Regina Duarte). Como a
personagem tem em sua ascendência a mescla do índio com o branco, sua casa possui uma imponente fachada neoclássica, mas com muitas influências indígenas, como o óculo, uma abertura na fachada que decora e ilumina a parte interna. Os elementos indígenas também estão presentes na operadora de turismo de Fred, que ganhou grafismos feitos com bambu sobre uma plotagem (painel) que reproduz uma esteira de vime.

O imponente projeto conta também com a fazenda de estilo colonial de Max (Lima Duarte), cujo cenário interno foi desenvolvido especialmente pelo diretor de arte Mario Monteiro, e com o sítio do padre Emílio (Otávio Augusto), onde se destacam uma roda d’água e uma casa na árvore.

Araguaia vai ao ar de segunda a sábado, logo após Malhação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: