Publicado por: Arthur Barbosa | setembro 26, 2010

SBT está em crise no Ibope?, isso é um fato!

Imagem

A maré não está pra peixe no SBT, muito menos está sendo a TV mais feliz do Brasil.

No ano de 2010 já se previa a baixa audiência da emissora por não apresentar novidades em sua programação e pelo crescimento de Band e Rede TV. Os índices da emissora que já incomodaram a Globo hoje só são bons aos domingos, quando consegue brigar pelo segundo ou terceiro lugar no ibope.

Mesmo vendo os números de TV’s ligadas na emissora desbancarem, nada foi feito. Silvio Santos apenas pediu novos projetos de programas. Na reta final do ano, resta esperar para ver quais mudanças serão tomadas. Em relação a 10 anos atrás já houve uma queda de 50% nos números de telespectadores do canal. O público de televisão hoje está diversificado e está usando o controle remoto, reflexos da mudança de postura do brasileiro ao se tratar de escolhas e absorção de cultura.

Com os índices tão baixos, se manter esse quadro a receita do canal não vai fechar. No prime time, faixa das 18h às 0h, na qual se concentra a parcela mais forte dos contratos comerciais já se observa uma alteração importante. Isso porque Bandeirantes já está no páreo. A média do ibope da emissora está girando em torno dos 4,2 e o SBT 4.

A reprise de “Ana Raio e Zé Trovão”, foi uma das apostas que não deu muito certo para competir com Band, Record e Rede TV que também vem se destacando cada vez mais. A Band estreou na grade desse ano programas que vieram a conquistar um público de classe D e E, como A Liga, Polícia 24 horas e Tribunal na TV, além de manter o humorístico CQC. A Rede TV vem se mantendo em terceiro com o TV Fama aproveitando dos baixos índices do SBT.

Junto da reprise da novela os programas, Hebe, Esquadrão da Moda, Casos de Família, Supernanny e todos da faixa nobre vem amargando o quarto ou quinto lugar no ibope. Vale lembrar que os quatro programas já estão a mais tempo na grade do SBT, e que já marcaram bons índices para a emissora “mais feliz do Brasil”. Mas, é fato: se tornarão desgastados e sem nenhuma novidade, o que pode ter refletido nesses baixos índices.
Nem mesmo o jornalismo da emissora está repercutindo índices satisfatórios. Recebendo o quinto lugar do Programa do Ratinho, O Boletim de Ocorrências também vem amargando o quinto e o sexto lugar no ibope, bem como o SBT Brasil. E quem chegou de cara ao fundo do poço foi o Conexão Repórter, que teve média de 1.9 na última quinta-feira.

À partir do Casos de Família exibido na faixa das 17h, a audiência do SBT cai e se mantém baixa em todo o prime time.
Ainda nada foi feito, mesmo porque o final do ano se aproxima, mas as outras emissoras continuam trabalhando e estreitando seus programas. A Fazenda 3, por exemplo, pode deixar pior a situação do SBT.

Vale lembrar que Silvio Santos tem sempre uma “carta na manga”; o que vai ser feito? O dono do Baú cansou de fazer TV?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: